Com ampla atuação no mercado brasileiro e internacional, Frederico Bichara é um empreendedor que adora entender o mercado, já tendo viajado para diversos países como Estados Unidos, Áustria, Itália, México, Espanha, Portugal e França, sempre buscando inovação e estratégias que funcionem no Brasil. Ele já trabalhou em startup americana, no ramo de tecnologia e inovação. Como empresário, atua no setor de softwares customizáveis e presta consultoria sobre negócios digitais e experiência do usuário.
“Os clientes americanos são mais diretos, os italianos se vestem melhor e os austríacos são super racionais, mas não importa de onde eles sejam, no fundo eles querem a mesma coisa. Minha experiência no setor da tecnologia e inovação é extensa. Tive passagens por grandes empresas no Brasil e no exterior, além de ajudar diretamente negócios em mais de 5 países. Acredito que isso tenha sido essencial para amplificar o meu campo de visão como empreendedor. Participei diretamente da criação de projetos relevantes, me sinto privilegiado por cada experiência, hoje me considero um especialista no setor”, afirma o empresário.
A internet é uma ótima forma de escalar projetos e conseguir novos clientes. A tecnologia abriu portas para que os produtos digitais, cursos online, softwares as a service, infoprodutos e produtos de marca branca alcancem cifras milionárias, com baixo custo, e em um curto espaço de tempo. E a receita para este sucesso é o foco na experiência de usuário e análise e métrica de dados.
A User Experience (UX), ou Experiência do Usuário, tem como objetivo analisar o comportamento do usuário, identificando padrões e encontrando formas de tornar o uso simples e prazeroso. “Quando fui pra Google aproveitei pra conhecer de perto os 25 princípios para uma boa experiência de usuário que eles adotam.” Frederico, que já atuou em startups do Vale do Silício, explica porque UX se tornou fundamental no mercado atual: “Uma boa experiência de uso, aliada à sensação de um produto cada vez mais customizado, tem criado fidelização automática de clientes, que aliada ao potencial de escala da internet e um funil de vendas bem pensado, gera milhões de dólares. Ou seja, a empresa que consegue segmentar bem o seu público e customizar a experiência de uso de seus softwares ganha a maior fatia do mercado. ”
“O UX, ou experiência do usuário pode aumentar consideravelmente o valor de mercado de uma empresa no longo prazo e também pode auxiliar a obter investimentos de valores maiores para a empresa. Ou seja, um trabalho bem feito pode significar a diferença entre o sucesso ou fracasso de um negócio. A empresa que prestei consultoria nos Estados Unidos, conseguiu uma rodada de investimento de 16 milhões de dólares, apenas mudando a estratégia de UX e funil de vendas.”
Em um mundo digital competitivo, os consumidores vão preferir comprar produtos da loja virtual ou aplicativo que é fácil de usar, que o não deixam esperando, tem resposta rápida por parte do servidor e, principalmente, resolvem o que ele precisa.
+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ 19 erros que você não pode cometer ao planejar a cozinha
+ 26 curiosidades sobre a Porsche
+ 26 curiosidades sobre a Porsche
+ Stenio Garcia completa 90 anos e quer voltar a trabalhar na TV
+ Jornalista abandona programa apos modelo admitir ter feito topless em clássico “só para causar”
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ Mexicana no Catar é agredida e recebe punição de 100 chibatadas e sete anos de prisão
“É questão de empatia, entender todo o contexto e segmento, analisar os dados e métricas, e por fim, simplificar a experiência. É sempre bom lembrar que seus concorrentes estão sempre a poucos cliques de distância.”, completa Frederico Bichara.
Não ouvir o usuário e não ter uma boa análise de métricas de dados poderá tornar o negócio completamente obsoleto. Saímos da esfera técnica e entramos na esfera emocional. Há algumas décadas atrás, o usuário não tinha poder de escolha. Atualmente, o consumidor cria reviews, indica produtos e serviços. Isso significa que a experiência com o produto fará o consumidor fidelizado indicar outros clientes prontos para comprar. “Foi o que aconteceu na Startup americana para qual prestei consultoria: ouvimos os usuários, ajustamos os softwares e transformamos demanda em uma rodada de investimento de 16 milhões de dólares”, afirma Frederico Bichara.
Neste mundo digital competitivo que vivemos, fica fácil cair na tentação de explorar as dores do seu cliente para ganhar no curto prazo, ao invés de desenvolver uma solução de longo prazo que entrega o que o usuário realmente precisa.
Frederico Bichara está trabalhando em vários projetos digitais, todos envolvendo tecnologia. Suas soluções full service são focadas em negócios que pretendem usar a internet para vender. Além disso, também contribui com o setor oferecendo consultorias sobre estratégias digitais para empresários que pretendem amplificar seus canais de aquisição através da internet.
Saiba mais sobre Frederico Bichara através de seus canais oficiais:
Site: fredericobichara.com.
Instagram: instagram.com/frederico_bichara
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada